Artigos

Crescimento    MOTIVAÇÃO

Motivação é algo fundamental para que haja produtividade e felicidade não só no âmbito profissional, mas também na vida pessoal de qualquer pessoa.

Se verificarmos o sentido exato do termo, vamos observar que a palavra é composta de dois significados: motivo e ação, portanto é preciso que hajam motivos que gerem ações.

O grande inimigo da motivação, com certeza é a rotina, a rotina via de regra, nos leva à acomodação que nos tira a criatividade e nos desmotiva.

Existe uma coisa interessante: o funcionário muitas vezes espera do chefe que este o venha motivar, o chefe espera que o componente da equipe se motive e lhe apresente os resultados esperados e assim a vida segue, cada um esperando do outro a motivação, que na verdade deve ser desencadeada a partir de dentro de cada um….

Na verdade, para se ter motivação é preciso que se tenha entusiasmo e o significado da palavra é: a força imbatível de Deus em nós, ou seja, temos que ter determinação, de forma que nada no meio do caminho possa tirar o desejo de seguirmos em frente e alcançarmos a meta desejada, o que significa termos persistência, um dos segredos dos grandes vencedores.

O grande problema é que as pessoas não se conhecem a fundo, a ponto de poderem afirmar com convicção de que seus desejos de realização estão em determinada área ou atividade, vejam o grande número de jovens adolescentes que não conseguem se definir com relação ao caminho profissional a seguir e acabam recorrendo aos testes vocacionais.

Conheça a si mesmo, creio que reside aí a chave da felicidade.

Mas uma coisa é certa: se nas coisas mais pequenas que fizermos procurarmos dar valor, até mesmo seguindo o ensinamento bíblico que diz: “tudo que fizeres faças de coração, como se fora para Deus”, com certeza seríamos mais felizes.

Há outra frase que para mim tem muito significado: “todos somos importantes numa orquestra: do piano ao triângulo”.

Alguns se auto-depreciam por ocupar alguma função que julguem de menor importância, por exemplo: um gari ou faxineiro. Agora imaginem o caos que seria a cidade, a nossa casa ou a empresa que trabalhamos sem um eficiente serviço de limpeza, seria um nojo e todos nós nos sentiríamos muito mal.

Os empresários perderiam importantes possibilidades de negócios, pois ao receber a visita de um cliente para o fechamento de uma venda, o local causaria uma péssima impressão, o que levaria o cliente a crer que aquele ambiente seria o reflexo da organização como um todo.

Marcos Elias Thomaz

AssessoriaImprensa-13A PROPAGANDA É REALMENTE A ALMA DO SEU NEGÓCIO?

É muito conhecida a frase que diz: ” a propaganda é a alma do negócio”, muito conhecida, porém pouco praticada…

A verdade é que o mercado está cada vez mais competitivo em todos os segmentos, portanto não é mais possível a filosofia e a prática do “caramujo” ou do “casulo”.

A sua empresa precisa “mostrar a cara para o mercado”, dizer a que veio, colocar na “vitrine” seus produtos, serviços e eventos, pois enquanto sua empresa pode estar sem praticar nenhuma ação de marketing, propaganda ou imprensa, os seus concorrentes podem não estar e, com certeza, desta maneira sua empresa pode estar perdendo terreno para a concorrência e com isto, preciosos clientes, motivo e razão de existência de qualquer empreendimento.

Perceba que a maioria das empresas bem sucedidas e que aí estão no mercado crescendo, sempre investiram em marketing e propaganda ao longo de suas trajetórias. Se a sua empresa tem reservado uma parcela do seu lucro para investir constantemente nos meios de comunicação, parabéns!

Caso contrário, existe sempre uma ferramenta específica da comunicação para atender as necessidades da sua empresa: Se a necessidade da sua empresa for a de elevar o conceito da sua marca ou dar credibilidade aos seus produtos ou serviços, o serviço de Assessoria de Imprensa é o mais indicado.

Se a necessidade da sua empresa for o estabelecimento de uma estratégia “mais agressiva” de mercado, o mais indicado é o investimento em marketing e propaganda.

Mais uma coisa é certa, de nada valerá todo esforço ou investimento nos meios de comunicação, se o atendimento da sua empresa que é onde deságua todo trabalho, não primar pela excelência, pois hoje em dia não basta conquistar os clientes, é preciso mantê-los fiéis a sua marca e para tanto o atendimento tem que fazer a diferença, atualmente não basta mais atender é preciso “entender” e “surpreender” seus clientes com um atendimento de qualidade feita por profissionais bem treinados para realmente conquistar e manter seus clientes.

Marcos Elias Thomaz